Sistema que faz exaustão dos gases do motor pode sofrer com oxidação causada por combustível

Chamado popularmente de escapamento, o sistema de exaustão do veículo serve para filtrar as emissões de gases e reduzir o ruído do motor. Se algum componente do conjunto estiver danificado, além de haver aumento do consumo de combustível, pode render multa (grave) no valor de R$ 190,23 e cinco pontos no prontuário do motorista.

O sistema é formado por quatro partes interligadas. O tubo dianteiro (a maioria dos carros tem motor na frente) capta os gases gerados pela queima do combustível e os leva ao catalisador, onde a toxicidade é reduzida em até 95%.

A seguir, os resíduos passam pelos silenciosos intermediário e traseiro, que diminuem o nível de ruído do motor e ajudam a filtrar os poluentes. Por fim, são expelidos no ar.

Com o tempo, é natural que essas peças se deteriorem. A principal causa é a oxidação provocada pela água liberada no processo de combustão. O uso de combustível de má qualidade acentua a corrosão, por conter maior quantidade de água misturada.

Outra dica para prolongar a durabilidade das peças é evitar deixar o carro muito tempo sem uso. Para funcionar corretamente, o sistema deve atingir a temperatura ideal e não acumular muita água, o que reduz a ocorrência de oxidação. Mas, com os buracos espalhados pelas ruas e avenidas, acaba sobrando para os escapamentos. Um bom vedamento diminuirá os ruídos e problemas futuros no motor do carro.

Vedamento

O vedamento na reposição de peça é colocado no encaixe de uma com a outra. Quando é colocado a massa ou o produto, ela é encaixada e colocada à braçadeira onde fica vedada. E se esse produto for bom vai adquirindo mais densidade e fecha normalmente.

Prevenção

Os problemas nos escapamentos dos veículos, geralmente, são percebidos pelo aumento do ruído ou vibrações, além de batidas no fundo do carro, quando o equipamento é quebrado. Muitas vezes, não é preciso substituir a peça inteira, basta utilizar um vedante para escapamento.

Os vazamentos podem ser causados por diversas razões, como uma abraçadeira solta, junta ou encaixe rompido, tubos quebrados ou silencioso furados. Para resolver o problema é preciso fazer o aperto necessário das abraçadeiras, a fixação dos suportes e coxins (sem forçar o conjunto), além de usar corretamente o vendedor em todas as flanges e juntas. Isso ajudará a manter a saúde do seu automóvel.

Pensando em reforçar o vedamento nos escapamentos dos veículos, a Orbi desenvolveu um produto que superou as expectativas de seus clientes com alta tecnologia e qualidade.

Desenvolvido especialmente para vedação de furos, rachaduras e encaixes de juntas de escapamentos, o Orbi Veda Escape elimina ruídos e vazamentos da tubulação do escape.

Acesse nosso site e confira esse e outros produtos.